Qual é o seu maior sonho? Algumas pessoas querem viajar o mundo, outras construir uma carreira de sucesso e por aí vai. Por isso, muitos buscam aprender como vender consórcio para alcançar esses objetivos. É o seu caso?
Em menos de 12 meses, 3,75 milhões de novas adesões a consórcios foram registradas em 2024, segundo a ABAC. A venda pode ser vantajosa porque o investimento inicial costuma ser baixo e a comissão muito atrativa. Mas será que sempre vale a pena vender consórcio?
Isso – e muito mais – é o que você vai descobrir com a leitura do nosso artigo! Continue conosco e confira os seguintes tópicos:
- Vale a pena vender consórcio?
- Como funciona a venda de consórcio?
- Como vender consórcio?
Vale a pena vender consórcio?
Se você pretende vender sua cota de consórcio, provavelmente quer saber se essa é a melhor escolha para o seu bolso, certo? A resposta depende da sua situação financeira e do que você pretende fazer com o dinheiro. Vamos te ajudar a entender melhor!
Quando faz sentido vender sua cota?
Em alguns casos, vale a pena vender consórcio.
Você precisa de dinheiro agora
Se surgiu um imprevisto e você precisa de dinheiro rápido, vender sua cota talvez seja uma alternativa melhor do que pegar um empréstimo.
Por exemplo, se quiser financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal em 2025, você pagará uma taxa de 12% ao ano. Por outro lado, se o desconto da venda da sua cota for menor que essa taxa, vender pode ser mais vantajoso.
Quer se livrar das parcelas
Ao vender, você transfere todas as obrigações para outra pessoa e se livra do compromisso mensal – que embora vantajoso, pode não se encaixar mais no seu perfil.
Mudou de planos
Caso o seu bem ou serviço desejado já não faça sentido para você, vender costuma ser a melhor saída. Por exemplo, em casos que você:
- trabalha de home office e não precisa mais de um carro;
- recebeu uma proposta para morar fora e desistiu do imóvel;
- ia reformar a casa, mas decidiu vendê-la;
- mudou de planos e não quer mais o serviço contratado.
Em outras palavras, se sua prioridade mudou, vender a cota ajuda a recuperar parte do valor investido.
Evita prejuízo maior
Evite esperar anos para recuperar seu dinheiro! No cancelamento, você até recebe o valor pago, mas só no final do consórcio – e isso pode levar anos. Logo, vender sua cota agora é uma forma mais rápida e vantajosa de reaver parte do investimento.
Quando NÃO vale a pena vender?
Nem sempre vale a pena vender consórcio. Assim, você precisa avaliar bem sua situação antes de decidir.
Se a oferta for muito baixa
Dependendo do valor oferecido, você perderá dinheiro. Por isso, é importante ter uma empresa especializada ao seu lado. Ela te ajuda a encontrar as melhores ofertas e oferecer soluções que façam sentido para você.
Além disso, escolher uma empresa que trabalhe com várias administradoras – como a Rocket – é um grande diferencial. Assim, você não fica preso a uma única opção, que pode não ser a ideal para o seu perfil.
Se for para pagar uma dívida com juros menores
Antes de vender para quitar uma dívida, compare a taxa de deságio com os juros que você está pagando. Se a dívida tem juros mais baixos, talvez seja melhor segurar a cota.
Quer dizer, será que não é melhor manter a cota e pagar a dívida aos poucos, em vez de vender e perder parte dos investimentos?
Se sua cota está quase sendo contemplada
Falta pouco para você ser contemplado? Nesse caso, tende a valer mais a pena esperar e usar o crédito para adquirir o bem ou serviço planejado.
Como funciona a venda de consórcio?
O passo a passo para vender sua cota de consórcio é o seguinte:
- primeiro, avise a administradora — entre em contato com a administradora do consórcio que você quer vender sua cota;
- determine o valor da sua cota — a administradora avalia sua cota para calcular quanto ela vale, considerando o saldo devedor e o valor da carta de crédito;
- encontre um comprador — encontre alguém interessado na sua cota;
- formalize a venda — após encontrar o comprador, formalize a venda ao transferir todos os direitos e responsabilidades da cota para a outra pessoa;
- finalize a transação — com a transferência feita, o comprador assume os pagamentos e o vendedor recebe o valor combinado.
Pareceu muito trabalhoso? Conte com uma empresa especializada como a Rocket para facilitar a venda da sua cota.
Essas empresas têm experiência no mercado e sabem como determinar o valor justo da sua cota, além de ajudar a encontrar compradores interessados. Elas cuidam de toda a parte burocrática e garantem que tudo seja feito de forma segura. Bem mais simples assim, concorda?
Como vender consórcio de forma estratégica?
Se você deseja vender sua cota de consórcio, entenda como o processo funciona e como fazer isso de forma eficiente.
1. Negocie com clareza
Quando encontrar um comprador, seja claro sobre o valor da cota e as condições de pagamento. Tente ser flexível, mas garanta que o preço esteja dentro do valor justo.
2. Considere o momento certo
Antes de vender, avalie se é realmente o melhor momento. Se você está perto de ser contemplado, talvez valha mais a pena esperar. Caso precise de dinheiro rápido, vender tende a ser a melhor solução.
3. Use uma empresa especializada
Pareceu muito difícil e arriscado se preocupar com tudo isso por conta própria? Tenha o apoio de uma empresa especializada e não se preocupe com nada disso. Elas ajudam a definir o valor correto, encontram compradores rapidamente e garantem que o processo seja seguro e legal.
A Rocket Soluções Financeiras é a sua parceira ideal
Agora que você já sabe tudo sobre como vender consórcio, fica mais fácil tomar a melhor decisão para o seu bolso. Mas, como qualquer decisão financeira, avalie com calma se realmente vale a pena. Compare as ofertas e pense bem antes de decidir.Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre como podemos te ajudar a vender seu consórcio da melhor forma? Dá uma olhada no que temos para oferecer! Trabalhamos com várias administradoras, trazendo as melhores opções para você. Vamos bater um papo e encontrar a solução ideal? Entre em contato!