Agora, o consórcio imobiliário se tornou ainda mais vantajoso, especialmente com o aumento dos juros do financiamento imobiliário pela Caixa. Desde o dia 2 de janeiro de 2025, quem contratar um novo financiamento pela Caixa pagará entre 10,99% e 12% ao ano.
Enquanto isso, no consórcio, você não paga nenhuma taxa de juros. Isso te dá folga financeira para planejar sua compra e tirar o sonho do imóvel próprio do papel.
Em outras palavras, o consórcio imobiliário é uma alternativa de crédito inteligente para conquistar seu imóvel com menor custo. Quer saber mais detalhes? Continue conosco e acompanhe:
- Como funciona um consórcio imobiliário?
- Consórcio vs. financiamento: qual é melhor?
- Como escolher o melhor consórcio imobiliário?
Como funciona um consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário é uma maneira prática, econômica e sem juros de conquistar a casa própria. Veja como funciona:
Formação do fundo coletivo
- Você e os outros participantes do consórcio pagam parcelas mensais;
- O valor do imóvel é dividido pela quantidade de meses do consórcio, e cada participante paga uma parte disso.
É como uma vaquinha entre amigos para comprar algo caro, como um carro. Cada um contribui mensalmente com uma parte do valor total. Em sorteios ou com lances, um amigo pode conseguir o bem antes, mas todos serão contemplados no final.
Sorteios e lances
- Todo mês, o consórcio realiza um sorteio entre os participantes para decidir quem vai ser o contemplado;
- Você também pode dar lances, oferecendo uma antecipação do pagamento. Se o seu lance for o maior, você pode ser contemplado antes do sorteio.
Porém, é preciso ser estratégico e cauteloso com a escolha do mês para dar lance em consórcio, a fim de evitar encarecer o processo. Por isso, na Rocket cuidamos de todas as etapas envolvidas. Assim, você não precisa se preocupar quando é o melhor momento para dar um lance, por exemplo.
A carta de crédito
- Se você for sorteado ou tiver o maior lance, receberá uma carta de crédito no valor combinado no início do consórcio;
- Com essa carta, é possível usar o valor para comprar o imóvel, seja ele novo ou usado.
Taxas do consórcio imobiliário
- No consórcio, você não paga juros como no financiamento, mas há algumas taxas:
- Taxa de administração;
- Fundo de reserva;
- Seguro (não é obrigatório, mas pode ser incluído).
Por isso é indicado escolher uma empresa que tem várias administradoras como parceiras – como a Rocket. Dessa forma, você pode escolher um plano que cabe no seu bolso, com taxas justas e flexibilidade para atingir seus objetivos.
Reajuste da carta de crédito
- O valor da carta de crédito e das parcelas pode ser reajustado pelo índice combinado na contratação, normalmente o Índice Nacional da Construção Civil (INCC);
- Esse reajuste serve para garantir que você tenha o mesmo poder de compra, considerando a inflação ou o aumento dos preços dos imóveis.
Consórcio vs. financiamento: qual é melhor?
O consórcio imobiliário é uma alternativa de crédito inteligente e econômica para quem deseja adquirir um imóvel com calma, no longo prazo. Afinal, sem juros, e com a possibilidade de pagar de forma mais planejada, você tem uma vantagem considerável em relação ao financiamento.
Além disso, quando você é contemplado no consórcio, pode comprar o imóvel à vista. Isso te dá poder de negociação e pode resultar em um bom desconto ou condições especiais de pagamento.
Financiamento imobiliário
Por outro lado, o financiamento é ideal para quem precisa do imóvel imediatamente. Então, se você está disposto a pagar os juros mais altos e não se importa com a burocracia, essa pode ser a melhor opção.
Porém, os juros altos e as taxas de financiamento aumentando, como na Caixa, o consórcio tende a se tornar uma opção mais vantajosa.
Afinal, para você ter uma ideia, uma pessoa pode pagar cerca de R$ 100 mil a mais para quitar um imóvel financiado pela Caixa.
Como escolher o melhor consórcio imobiliário?
Escolher o consórcio imobiliário ideal envolve analisar diversos fatores. A seguir, veja 4 dicas importantes a considerar:
1. Variedade de opções
- Diversidade de planos – procure uma empresa que tenha várias administradoras como parceiras;
- Flexibilidade de valores – isso permite que você escolha um consórcio alinhado no seu orçamento, com parcelas que cabem no seu bolso.
2. Personalização
- Consórcio adaptado ao seu perfil – uma boa administradora permite personalizar o plano conforme as suas necessidades, como o valor da carta de crédito;
- Ajustes ao longo do tempo – verifique se a administradora oferece a possibilidade de ajustes durante o processo, garantindo que você tenha o máximo controle sobre o plano.
3. Experiência e credibilidade
- Histórico de atuação – escolha uma administradora com sólida experiência em consórcios – como a Rocket, com mais de 18 anos no mercado – e com boa reputação;
- Transparência – a administradora deve fornecer todas as informações de forma clara, sem letras miúdas, para você saber exatamente o que está contratando.
4. Atendimento humanizado
- Suporte dedicado – escolha uma administradora que se preocupe com seu cliente, oferecendo suporte constante e tirando dúvidas rapidamente;
- Consultoria especializada – contar com uma equipe que possa ajudar a entender melhor as condições do consórcio e as melhores opções para seu caso é um grande diferencial.
A Rocket Soluções Financeiras é a sua parceira ideal
Conforme mencionado, o consórcio imobiliário é a opção mais inteligente e econômica para quem deseja adquirir um imóvel de forma planejada e sem juros. Portanto, se você busca uma solução acessível e sem pressa, já sabe o que escolher!Quer saber mais sobre como o consórcio imobiliário te ajuda a realizar o sonho da casa própria? Conheça a Rocket Soluções Financeiras e descubra planos personalizados, atendimento humanizado e a confiança de mais de 18 anos de experiência no mercado. Fale com a gente e saiba mais!